Sábado, 15 de Março de 2025
22°C 32°C
Arapiraca, AL
Publicidade

Alagoas registra alta de 162% no número de transplantes realizados de janeiro a outubro deste ano

Balanço com os dados dos primeiros 11 meses do ano foi divulgado nesta quarta-feira (6), pela Central de Transplantes de Alagoas

07/11/2024 às 23h18
Por: Redação Fonte: Governo de Alagoas
Compartilhe:
Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

Alagoas registrou 144 transplantes de órgãos no período de janeiro a outubro deste ano, contra 86 no mesmo período do ano anterior. Os dados, divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), nesta quarta-feira (6), mostram um crescimento de 162%.

Entre os beneficiados está a dona de casa Jandair Marques da Silva, de 46 anos, primeira paciente a receber um transplante de coração realizado pela rede estadual de saúde, realizado no Hospital do Coração de Alagoas, em Maceió.

Ao receber alta médica, ela disse estar grata pelo transplante e pela dedicação dos profissionais que tornaram isso possível. “Eu só tenho a agradecer por essa nova chance. A gente nunca imagina que algo assim pode acontecer conosco, mas, graças a Deus, a equipe médica estava lá por mim. Agradeço aos profissionais do Hospital do Coração Alagoano e à família do doador", frisou.

Para o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, o aumento de 162% no número de transplantes realizados em Alagoas este ano comprova que o tema é uma prioridade para o Governo de Alagoas. “As famílias que autorizam a doação de órgãos estão escolhendo a vida e assegurando que outras pessoas possam ter suas esperanças renovadas. Da nossa parte, não temos medido esforços para garantir os procedimentos”, reforçou.

Conscientização

Para a coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas, Daniela Ramos, a ampliação no número de transplantes no Estado marca um esforço da gestão da Saúde estadual em conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de órgãos.

“A conscientização ajuda a reduzir mitos e medos em torno desse gesto, e o papel dos familiares nesse contexto é essencial, pois só eles podem autorizar a doação. Desse modo, a pessoa que tiver o desejo de doar deve comunicar à família”, explicou.

O número de autorizações para transplante por parte dos familiares também registrou um aumento significativo. Enquanto no ano passado foram sete doações autorizadas, este ano foram 32 de janeiro a outubro, o que representa um aumento de 457%.

Lista de Espera

Conforme dados atualizados da Central de Transplantes de Alagoas, atualmente, 493 pessoas estão na lista de espera por um órgão. Destas, 485 aguardam por um transplante de córnea, sete por um rim e um por um coração.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Justiça proíbe entrega de remédios controlados sem a presença de farmacêuticos
SAÚDE PÚBLICA Há 7 dias Em Saúde:

Justiça proíbe entrega de remédios controlados sem a presença de farmacêuticos

A Justiça proibiu que servidores não farmacêuticos entreguem medicamentos antimicrobianos e controlados em toda a rede municipal de saúde em Aracaju. O Município de Aracaju tem um prazo de 180 dias para cumprir a determinação.
Consultor fala da importância do controle de medicamentos via SNGPC para farmácias e drogarias 
SNGPC Há 3 meses Em Saúde:

Consultor fala da importância do controle de medicamentos via SNGPC para farmácias e drogarias 

A Anvisa informou que a inclusão de informações no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) voltará a ser obrigatória no primeiro semestre de 2025. O cronograma de retorno será publicado no site da Anvisa no momento oportuno. Os usuários do sistema (profissionais de farmácias e drogarias) têm até 31 de dezembro para testar a ferramenta e tirar possíveis dúvidas
Inclusão de informações no SNGPC voltará a ser obrigatória; alerta Anvisa em publicação
SNGPC Há 4 meses Em Saúde:

Inclusão de informações no SNGPC voltará a ser obrigatória; alerta Anvisa em publicação

Atenção, profissionais de farmácias e drogarias! Vocês têm até 31 de dezembro para testar a ferramenta.
Consultor de assuntos regulatórios para farmácias e drogarias fala dos riscos em manter uma drogaria em funcionamento de forma ilegal
EXCLUSIVO Há 5 meses Em Saúde:

Consultor de assuntos regulatórios para farmácias e drogarias fala dos riscos em manter uma drogaria em funcionamento de forma ilegal

“Os representantes desses estabelecimentos devem se conscientizar sobre as normas sanitárias, a fim de colaborar com a saúde do consumidor. Por isso existem normas sanitárias a serem seguidas. Se adequar aos padrões da Anvisa e da visa significa compromisso com a saúde pública”, destacou Aloysio Santos