Sábado, 15 de Março de 2025
22°C 32°C
Arapiraca, AL
Publicidade

Justiça proíbe entrega de remédios controlados sem a presença de farmacêuticos

A Justiça proibiu que servidores não farmacêuticos entreguem medicamentos antimicrobianos e controlados em toda a rede municipal de saúde em Aracaju. O Município de Aracaju tem um prazo de 180 dias para cumprir a determinação.

08/03/2025 às 15h10
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: CRF/MG
Foto: CRF/MG

Segundo o Ministério Público de Sergipe (MPSE), a sentença foi obtida após o órgão ajuizar uma Ação Civil Pública. O procedimento foi instaurado diante de uma denúncia do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE), no ano de 2022.

No relato, o conselho apontou que as farmácias e dispensários de medicamentos públicos de Aracaju contavam com farmacêutico em apenas uma parte do expediente. Além disso, o MPSE apurou que essas unidades de saúde atuam com remédios psicotrópicos e sujeitos a controle especial, atividades que dependem de um profissional especializado em farmácia. 

Ainda conforme o MPSE, antes de ajuizar a ação, o órgão encaminhou ofícios e realizou audiências com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com o objetivo de solucionar a demanda de maneira extrajudicial. Mas, com a continuidade das irregularidades, o órgão ingressou com a Ação e obteve a sentença. Da decisão, cabe recurso.

O que diz a gestão municipal?

Em nota, a SMS afirmou que, antes da publicação da sentença, constituiu um Grupo Técnico de Trabalho, em parceria com o CRF/SE, que resultou na convocação, em caráter de urgência, de 18 profissionais aprovados no Processo Seletivo Simplificado (PSS) realizado em 2023.

“Os esforços da SMS e do Conselho Regional de Farmácia são no sentido de garantir, não apenas a disponibilidade de medicamentos, mas também a presença de profissionais qualificados para planejar, controlar e realizar a dispensação de forma organizada e com base em protocolos rigorosos”, explicou a secretaria.

Assessoria farmacêutica especializada em serviços regulatórios da ANVISA:

A MHconsultoria é uma empresa com histórico de excelência na prestação de serviços de regularização de empresas que comercializam, transportam e distribuem medicamentos. Somos especializados em serviços essenciais para abertura e funcionamento das drogarias, farmácias, transportadoras e distribuidoras, atuando no licenciamento nos órgãos reguladores (vigilâncias sanitárias, conselho de farmácia e ANVISA). Além disso contamos com uma equipe de programação e dessa forma, oferecemos também todos os softwares necessários para a gestão da drogaria (gestão de vendas e financeiro com emissão de NFCe, SNGPC, entre outros). Se você precisa abrir ou regularizar sua farmácia, drogaria, distribuidora ou transportadora, nós somos a solução entre em contato pelo WhatsApp 82 99636-8184.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Consultor fala da importância do controle de medicamentos via SNGPC para farmácias e drogarias 
SNGPC Há 3 meses Em Saúde:

Consultor fala da importância do controle de medicamentos via SNGPC para farmácias e drogarias 

A Anvisa informou que a inclusão de informações no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) voltará a ser obrigatória no primeiro semestre de 2025. O cronograma de retorno será publicado no site da Anvisa no momento oportuno. Os usuários do sistema (profissionais de farmácias e drogarias) têm até 31 de dezembro para testar a ferramenta e tirar possíveis dúvidas
Alagoas registra alta de 162% no número de transplantes realizados de janeiro a outubro deste ano
AVANÇO Há 4 meses Em Saúde:

Alagoas registra alta de 162% no número de transplantes realizados de janeiro a outubro deste ano

Balanço com os dados dos primeiros 11 meses do ano foi divulgado nesta quarta-feira (6), pela Central de Transplantes de Alagoas
Inclusão de informações no SNGPC voltará a ser obrigatória; alerta Anvisa em publicação
SNGPC Há 4 meses Em Saúde:

Inclusão de informações no SNGPC voltará a ser obrigatória; alerta Anvisa em publicação

Atenção, profissionais de farmácias e drogarias! Vocês têm até 31 de dezembro para testar a ferramenta.
Consultor de assuntos regulatórios para farmácias e drogarias fala dos riscos em manter uma drogaria em funcionamento de forma ilegal
EXCLUSIVO Há 5 meses Em Saúde:

Consultor de assuntos regulatórios para farmácias e drogarias fala dos riscos em manter uma drogaria em funcionamento de forma ilegal

“Os representantes desses estabelecimentos devem se conscientizar sobre as normas sanitárias, a fim de colaborar com a saúde do consumidor. Por isso existem normas sanitárias a serem seguidas. Se adequar aos padrões da Anvisa e da visa significa compromisso com a saúde pública”, destacou Aloysio Santos