Sexta, 25 de Abril de 2025
19°C 34°C
Arapiraca, AL
Publicidade

Da roça para a medicina, confira a história do vereador e advogado arapiraquense que busca realizar o sonho de se tornar médico

O Segundo da Noticia conversou com o vereador Edvanio do Cangandu, advogado e hoje estudante do primeiro ano de Medicina; Segundo o vereador por Arapiraca Edvanio do Cangandu, a sensação de ajudar e cuidar dos outros é uma das maiores recompensas da profissão médica por isso se deu a escolha de dar mais esse avanço em sua carreira profissional; Confira a entrevista abaixo.

31/03/2025 às 19h52 Atualizada em 31/03/2025 às 19h58
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

A clássica pergunta “o que você quer ser quando crescer?” tinha uma resposta padrão quando menino: médico. “Mas eu também admirava muito a profissão da advocacia ao qual exerço com muita dedicação e amor", relata o vereador Edvanio do Cangandu, ao ingressar na faculdade de Medicina. O Segundo da Noticia conversou com o vereador Edvanio do Cangandu, advogado e hoje estudante do primeiro ano de Medicina; Segundo o vereador por Arapiraca Edvanio do Cangandu, a sensação de ajudar e cuidar dos outros é uma das maiores recompensas da profissão médica por isso se deu a escolha de dar mais esse avanço em sua carreira profissional; Confira a entrevista abaixo.

 

Trajetória de vida

 

"Eu comecei a minha vida na roça, tenho orgulho de dizer, com muita humildade, pé no chão, não tenho vergonha de falar. Comecei a minha vida na enxada. Meu pai não tinha outras profissões, a agricultura familiar, nos colocou na roça pra gente aprender o sofrimento como era ali desde criança. Então comecei a minha vida cavando canteiro, plantando na roça, feijão, mandioca e milho. Também limpava palma no verão quando não tinha o que fazer e ainda limpando mandioca junto com meu pai, era um sacrifício danado. E depois já fui vendedor de picolé, vendedor de verdura na feira ambulante, já fui caminhoneiro, já fui um monte de coisa, coisa assim que hoje me orgulha e ao mesmo tempo me deixa feliz porque eu participei direto e indiretamente da vida de muitas pessoas, por onde eu passei, nas empresas também, como caminhoneiro eu conheço muita gente consegui, profissionalmente falando, aprender muita coisa. Sempre de experiência, né? Eu era vendedor de picolé, cavador de canteiro. Mas hoje eu tenho muito orgulho de ser advogado, de ser vereador e em breve futuro médico". Disse o parlamentar.

 

O amor pela Medicina

 

"No caso de medicina, a humanização das relações é simplesmente primordial. O elo entre médico e paciente deve ser necessariamente entretecido pela empatia, a cumplicidade, o respeito, o cuidado. Certo é que a realidade não é bem essa. Hoje, muitos doutores nem se dão ao trabalho de levantar a cabeça e olhar nos olhos de seus pacientes. A anamnese parece ter perdido a importância. O toque, a conversa, o escutar vão aos poucos sendo descartados em clínicas, hospitais e consultórios como objetos fora de moda. Inapelavelmente vencidos pelo tempo. Não. Não pode ser assim. Os exames precisam ser solicitados com base no diagnóstico. As imagens esfriam a relação médico paciente e encarecem a medicina. A medicina ideal não pode em momento algum perder sua ternura. O paciente não pode se transformar em um simples número de apartamento, em uma carteirinha de plano de saúde, em uma doença". afirmou Edvanio.

 

A escolha de se tornar Médico

 

"A escolha por Medicina pode ser motivada para mim por diversos fatores, incluindo o desejo de ajudar e salvar vidas, a oportunidade de um impacto positivo na sociedade na ajuda ao povo de Arapiraca. A Medicina oferece a oportunidade de fazer a diferença na vida de outras pessoas, aliviando sofrimentos e melhorando a qualidade de vida". Concluiu.

 

Política

 

O parlamentar, que foi reeleito com 3.053 votos na ultima eleição, garantiu que continuará usando a política como instrumento de transformação na vida das pessoas. Além de sua atuação na Câmara, onde ocupa os cargos de secretário e presidente do Conselho de Ética, Edvânio do Cangandu é advogado e tem se destacado pela defesa de pautas importantes para o desenvolvimento de Arapiraca. Durante a entrevista, o vereador falou sobre sua experiência ao longo do mandato e seus planos para o futuro da Capital do Agreste alagoano.

 

"Quero expressar minha mais profunda gratidão a todos que me recebem em suas residências e compartilharam suas histórias, suas esperanças e seus sonhos comigo, recebi 3.053 votos de confiança, e quero agradecer imensamente a cada um de vocês por acreditarem em nosso projeto. Nosso trabalho não para aqui! Continuaremos, incansavelmente, na busca por uma Arapiraca cada vez melhor para todos. Juntos, vamos construir um futuro de oportunidades e desenvolvimento para nossa cidade. Conto com o apoio de cada um dos arapiraquenses, sempre ao lado do nosso prefeito Luciano Barbosa, para que possamos seguir em frente nessa caminhada", concluiu o parlamentar.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.