Apesar das negativas da ala mais conservadora do Partido dos Trabalhadores (PT) em Alagoas, a vereadora por Maceió, Teca Nelma conseguiu, o que até o início da semana era considerado inconcebível: assinar sua ficha de filiação na legenda do presidente Lula e com total apoio da executiva nacional.
Na última terça-feira (19) o diretório do PT em Maceió decidiu vetar o pedido de filiação da vereadora (então PSD), feito a partir da executiva nacional do partido. Até então, a parlamentar, ao lado de sua mãe e ex-deputada federal, Tereza Nelma, havia conversado com a presidente nacional do PT, Gleisi Hofman, para alinhar sua filiação.
Segundo uma fonte petista, o fato de Tereza Nelma ocupar um importante cargo no governo federal, na Secretaria Nacional de Pesca, foi o peso necessário para que a articulação fosse conduzida no ambiente da capital federal, junto ao deputado Paulão e do presidente do PT de Maceió, Marcelo Nascimento.
Mesmo vindo de cima pra baixo, a filiação ainda não garante que Teca será candidata a vereadora já que seu nome ainda encontra forte resistência entre militantes e pré-candidatos do PT e dos outros dois partidos da Federação Brasil (PV e PCdoB). Essa também é a avaliação do presidente do PT da capital alagoana.
'Uma coisa é a filiação, outra coisa é a candidatura. Candidatura requer o entendimento entre os partidos que compõem a federação partidária. Se não tiver consenso local, a federação nacional é quem decide'', afirmou Marcelo Nascimento.
Enquanto alguns petistas ainda estão ‘vermelhos de raiva’, a vereadora Teca Nelma divulga nas redes sociais que agora está filiado ao PT. Na sede nacional, em Brasília, a parlamentar confirmou sua filiação ao lado da presidente nacional do partido, Gleisi Hoffman, do presidente do PT em Maceió, Marcelo Nascimento, além do deputado federal Paulão.
“É com muita felicidade que eu compartilho a notícia da minha filiação ao PT. Esta é a confirmação do meu compromisso com a defesa da democracia e dos direitos humanos. Ser recebida pelo Partido dos Trabalhadores só contribui para potencializar ainda mais as bandeiras que defendo na Câmara Municipal”, afirmou Teca Nelma.