Sexta, 25 de Abril de 2025
19°C 34°C
Arapiraca, AL
Publicidade

MOV CONQUISTA ASSENTOS EM CONSELHOS ESTADUAIS E MUNICIPAIS

O Movimento Internacional de Juventudes (MOV) alcançou um marco histórico ao garantir representação em três conselhos estaduais e assumir a presidência de um conselho municipal. A organização reafirma, assim, seu compromisso com a defesa dos direitos da juventude e o fortalecimento das políticas públicas no Brasil.

19/03/2025 às 12h43 Atualizada em 13/04/2025 às 20h33
Por: Movimento Internacional de Juventudes
Compartilhe:
MOV CONQUISTA ASSENTOS EM CONSELHOS ESTADUAIS E MUNICIPAIS

Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Alagoas (CONSEA/AL)

No segmento de organizações que representam atores coletivos e grupos sociais prioritários para o acesso à alimentação adequada e saudável e à água de qualidade, o MOV conquistou um assento no CONSEA/AL para o biênio 2025-2027. A eleição ocorreu no dia 13 de março de 2025, no Auditório da Escola de Governo de Alagoas, consolidando a atuação da organização em temáticas relacionadas à segurança alimentar e nutricional.

Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Espírito Santo (CONSEA/ES)

No Espírito Santo, o MOV também garantiu representação no CONSEA/ES para o biênio 2025-2027. Após articulação com a presidente do conselho, a organização alterou seu eixo de inscrição para "Povos e comunidades tradicionais, povos tradicionais de matriz africana". Com apenas três organizações selecionadas neste eixo e seis vagas disponíveis, a eleição do MOV se deu por aclamação. A representação da organização será feita por Amanda Pinto, Coordenadora Geral de Relações Institucionais, marcando a primeira conquista de uma Presidência Regional do MOV (PR), especificamente a Presidência Regional do Sudeste, em um conselho estadual.

A Juventude Brasileira tem constantemente sido estigmatizada, tem sido chamada de fraca e outras conotações negativas. É nesse cenário que o Movimento Internacional de Juventudes pretende fazer a diferença. Enquanto estigmatizam a nossa geração, nós temos feito muito mais do que os que nos julgam. E por isso, a juventude ocupar um espaço com o CONSEA/ES é uma grande conquista, porque a juventude é viva e tem sede e ânimo de mudar o mundo ou ao menos o que está ao nosso alcance. É uma alegria imensa para mim estar representando esse movimento de proporções continentais e internacionais no meu estado, nós que lutamos para fazer a diferença e melhorar as realidades que vemos.
Amanda Pinto, Coordenadora Geral de Relações Institucionais do MOV e representante no CONSEA/ES.

Conselho Estadual de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB de Alagoas (CACS FUNDEB/AL)

O MOV também celebrará sua posse como representante das organizações da sociedade civil no CACS FUNDEB de Alagoas para a gestão 2025-2028. A nomeação foi oficializada pelo Decreto Nº 101.549, de 12 de março de 2025, assinado pelo governador Paulo Suruagy do Amaral Dantas. A conquista foi possível graças às análises da advogada Dra. Greyce Lopes Martins Silva. Com esse assento, o MOV reforça seu compromisso com a defesa da educação pública e a valorização dos profissionais da educação em Alagoas.

Como jovem ativista pela Juventude e Educação, e estudante da educação básica, é muito gratificante poder participar desse espaço, debater e aprender com outros segmentos da nossa sociedade. É de grande importância a participação de jovens que são diretamente impactados pelas deliberações do conselho, trazer a voz e a vivência do estudante da educação básica para compor esse conselho garantindo a participação jovem nos espaços junto aos outros segmentos. Ser conselheiro não é só uma conquista minha, mas sim de toda juventude que será representada.
Micael Igor, Presidente Regional do MOV no Nordeste e representante no CACS FUNDEB/AL.

Presidência do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Maceió (CONSEA/Maceió)

Além das vitórias estaduais, o MOV também se destacou no cenário municipal ao ser eleito para presidir o CONSEA de Maceió durante o biênio 2024-2026. A nomeação reforça a liderança do MOV na formulação de políticas públicas voltadas para a segurança alimentar e nutricional, fortalecendo sua atuação na área.

O ECA foi cirúrgico ao estabelecer determinações precisas quanto ao exercício do protagonismo juvenil, sendo este movimento amplamente assegurado por lei, a ser considerado como parte basilar de toda e qualquer estrutura que envolva dinâmicas com crianças e adolescentes. A participação ativa dos jovens nos conselhos permite que eles contribuam com suas ideias, experiências e perspectivas, enriquecendo as discussões e decisões. Essas participações contrapõem à ideia de que a juventude é uma fase anti-produtiva.
Nelma Nunes, Assessora Técnica do MOV e representante na Presidência do CONSEA/Maceió.

A participação efetiva das juventudes em espaços como o CONSEA, reflete o ideal esperado para que essa força jovem consiga adentrar em debates, ações e construções democráticas de real valor benéfico tanto para o Conselho, quanto para a sociedade em geral. Estes 2 anos que estão por vim trarão a identidade territorial, política e social das juventudes e suas demandas, trazendo um sentimento de pertencimento, me deixando honrado em ver espaços políticos tão importantes aclamando pela nossa voz, é hora de MOVimentar.
— Joceliano Vale, Presidente Regional do MOV no Sudeste.

A juventude sempre foi força motriz das transformações sociais e políticas, e nossa presença nos conselhos reafirma esse papel. Estamos aqui para garantir que a voz jovem seja ouvida e respeitada, contribuindo ativamente para um futuro mais justo e igualitário.
Pedro Oliveira, Presidente Geral do MOV e representante no CONSEA/AL.

Com essas conquistas, o MOV amplia seu alcance e fortalece sua atuação em defesa dos direitos da juventude, garantindo voz ativa na formulação e implementação de políticas públicas em níveis estadual e municipal.

Foto Foto

Foto Foto 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.