Sexta, 13 de Junho de 2025
19°C 26°C
Arapiraca, AL
Publicidade

Projeto proíbe postos de abastecerem com GNV veículos sem certificado de segurança

A matéria é de autoria do deputado Antonio Albuquerque (Republicanos) e foi discutido em segundo turno. De acordo com a proposta, o selo de segurança veicular deve ser emitido pelo Inmetro ou laboratório por ele autorizado.

07/11/2024 às 23h31
Por: Redação Fonte: ALE-AL
Compartilhe:
Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

O plenário da Assembleia Legislativa apreciou e deliberou sobre 24 processos constantes na pauta da ordem do dia da sessão ordinária desta quinta-feira, 7. Com destaque para o projeto de lei ordinária nº 577/2023, que proíbe os postos de combustíveis a abastecerem com gás natural veicular (GNV) veículos que não apresentarem o certificado de segurança veicular para o seu uso. A matéria é de autoria do deputado Antonio Albuquerque (Republicanos) e foi discutido em segundo turno. De acordo com a proposta, o selo de segurança veicular deve ser emitido pelo Inmetro ou laboratório por ele autorizado.

Além disso, o projeto de lei determina que os postos de combustíveis serão obrigados a afixarem cartazes informativos sobre os ditames da lei, em locais de fácil visualização para os consumidores. Ao justificar a propositura, Antonio Albuquerque informa que lei semelhante já está em vigor em outros Estados da federação, a exemplo do Paraná, que sancionou a lei com o objetivo de resguardar a segurança durante o abastecimento dos veículos. “A presente lei visa à prevenir acidentes por meio da verificação do Certificado de Segurança Veicular, proibindo o abastecimento de veículos que não estejam em acordo com os procedimentos previstos para permitir o bom funcionamento dos veículos adaptados para utilizar o GNV, garantindo a segurança de todos”, justificou o parlamentar.

Acompanhe as demais matérias analisadas pelos parlamentares durante a sessão plenária.

Matérias votadas em 2º turno:

- Projeto de lei ordinária nº 882/2024, de autoria do deputado Antonio Albuquerque (Republicanos), que inclui no Calendário Turístico e de eventos oficiais do Estado de Alagoas a Bienal Internacional do Livro de Alagoas.

- Projeto de lei ordinária nº 784/2024, de autoria do deputado Ronaldo Medeiros (PT), que institui o programa estadual de Agricultura Urbana e Periurbana no âmbito do Estado de Alagoas.

- Projeto de lei ordinária nº 956/2022, de autoria do deputado Cabo Bebeto (PL), que altera a lei 8.046, de 26 de novembro de 2018.

Projeto de lei ordinária nº 1146/2024, de autoria do Poder Executivo, que altera a lei estadual nº 8.965/2023, que autoriza o Governo do Estado a contratar operação de crédito com garantia de União.

Matérias discutidas em 2º turno:

- Projeto de resolução nº 140/2024, de autoria da Mesa Diretora, que dispõe sobre a regulamentação da descrição e especificação de cargos efetivos da carreira legislativa, previsto no § 1° do art. 2° da lei 7.112/2009; institui a modalidade de teletrabalho.

- Projeto de resolução nº 58/2023, de autoria do deputado Ronaldo Medeiros (PT), que confere a medalha de Mérito Zumbi dos Palmares à senhora Dandara Tonantzin Silva Castro.

- Projeto de lei ordinária nº 770/2024, de autoria do deputado Delegado Leonam (União Brasil), que autoriza o Poder Executivo a criar programas de qualificação e requalificação profissional para as pessoas com idade igual ou superior a 40 (quarenta) anos, no Estado de Alagoas.

- Projeto de lei ordinária nº 503/2023, de autoria do deputado Delegado Leonam (União Brasil), que dispõe sobre penalidades administrativas a serem aplicadas pela prática de atos de discriminação racial no Estado de Alagoas.

- Projeto de lei ordinária nº 405/2023, de autoria da deputada Fátima Canuto (MDB), que dispõe sobre a inclusão do Festival de Inverno do município de Mar Vermelho, no Calendário Turístico e de Eventos Oficiais do Estado de Alagoas.

- Projeto de lei ordinária nº 327/2023, de autoria da deputada Fátima Canuto (MDB), que dispõe sobre a cassação de alvará de licença e funcionamento de estabelecimento de ensino no Estado de Alagoas que negar a realização de matrícula a criança ou adolescente em razão da sua deficiência.

- Projeto de lei ordinária nº 264/2023, de autoria do deputado Ronaldo Medeiros (PT), que dispõe sobre a classificação da surdez unilateral como deficiência auditiva no âmbito do Estado de Alagoas.

Matérias votadas em 1º turno:

Projeto de resolução nº 103/2024, de autoria da deputada Cibele Moura (MDB), que concede a Comenda Tavares Bastos ao senhor Teotônio Brandão Vilela Filho.

Projeto de lei ordinária nº 514/2021, de autoria da deputada Cibele Moura (MDB), que dispõe sobre a criação do Programa Castra Alagoas, que estabelece as diretrizes para o controle populacional de caninos e felinos domésticos, através de unidades fixas e móveis de castração.

Matérias discutidas em 1º turno:

- Projeto de lei ordinária nº 1004/2024, de autoria do deputado Dudu Ronalsa (MDB), que considera de Utilidade Pública a Associação de Saúde e Cidadania do Baixo São Francisco - Renascer.

- Projeto de lei ordinária nº 982/2024, de autoria do deputado Cabo Bebeto (PL), que considera de Utilidade Pública a União Conservadora de Alagoas-UCA.

- Projeto de lei ordinária nº 961/2024, de autoria da deputada Cibele Moura (MDB), que considera Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Alagoas a Quadrilha Junina Santa Fé de Alagoas.

- Projeto de lei ordinária nº 959/2024, de autoria da deputada Gabi Gonçalves (Progressistas), que considera de Utilidade Pública o Instituto Manoel Gonçalves-IMG.

- Projeto de lei ordinária nº 925/2024, de autoria do deputado Inácio Loiola (MDB), que considera de Utilidade Pública a Loja Maçônica Perfeita Amizade Alagoana.

- Projeto de lei ordinária nº 848/2024, de autoria do deputado Remi Calheiros (MDB), que reconhece como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado de Alagoas a Quadrilha Junina Estrela do Mac, do município de Delmiro Gouveia.

- Projeto de lei ordinária nº 888/2024, de autoria do deputado Ronaldo Medeiros (PT), que institui o Dia estadual de Tereza de Benguela e da Mulher Negra no Calendário Oficial do Estado de Alagoas.

- Projeto de lei ordinária nº 864/2024, de autoria da deputada Fátima Canuto (MDB), que reconhece como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado de Alagoas a encenação da última execução por pena de morte no Brasil, ocorrida no município de Pilar/AL.

- Projeto de lei ordinária nº 765/2024, de autoria do deputado Delegado Leonam (União Brasil), que obriga as refinarias e distribuidoras de combustíveis em todo o Estado de Alagoas a fornecerem certificado de composição química de produto.

Projeto de lei ordinária nº 1092/2024, de autoria do Poder Judiciário, que cria 20 cargos de provimento em comissão de assessor de juiz de 3ª entrância, altera o anexo III, da lei estadual nº 7.185/2010.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Câmara de vereadores de Arapiraca aprova pacote de indicações de Wellington Magalhães
ARAPIRACA Há 2 meses Em Articulação Política:

Câmara de vereadores de Arapiraca aprova pacote de indicações de Wellington Magalhães

As indicações do vereador foram apresentadas para a votação na pauta do expediente da câmara municipal de Arapiraca nº 6/2025 – que correspondeu a sessão ordinária do dia 8.4.2025, entre as ações tramitam na também na casa projetos de leis de autoria do parlamentar de grande relevância para Arapiraca.
Governador empossa nova secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência nesta segunda
ALAGOAS Há 2 meses Em Articulação Política:

Governador empossa nova secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência nesta segunda

Ex-deputada federal Tereza Nelma assume o cargo em substituição a assistente social Arabella Mendonça
Wellington Magalhães apresenta indicação solicitando construção de Creche e Ginásio de Esporte para as comunidades Varginha e Flexeiras
ARAPIRACA Há 3 meses Em Articulação Política:

Wellington Magalhães apresenta indicação solicitando construção de Creche e Ginásio de Esporte para as comunidades Varginha e Flexeiras

Durante entrevista ao Portal Segundo da Notícia o parlamentar defendeu em sua indicação que o projeto visa atender trabalhadores e trabalhadoras que estão empregados em empresas localizadas nos distritos industriais do nosso município. A grande maioria das mulheres não conseguem manter uma ocupação, deixando de trabalhar para poder se dedicar a seus filhos, normalmente por não ter com quem deixá-los ou pela falta de uma creche próxima ao seu trabalho, principalmente para crianças de até 3 anos, traz o vereador na justificativa da indicação 75/2025.
Nos bastidores, possível ida de Wellington Magalhães a Secretaria de Cultura de Arapiraca é especulada
ARAPIRACA Há 5 meses Em Articulação Política:

Nos bastidores, possível ida de Wellington Magalhães a Secretaria de Cultura de Arapiraca é especulada

O Portal Imprensa Alagoas entrou em contato com a assessoria do parlamentar e por meio de uma nota, esclareceram que a permanência do vereador na câmara seguirá atendendo a vontade popular e que sua forte atuação no poder legislativo continuará levando resultados positivo a sociedade arapiraquense.
Publicidade