Sábado, 15 de Março de 2025
22°C 32°C
Arapiraca, AL
Publicidade

Descobertas Espaciais: Jovens Brasileiros Identificam Asteroides em Campanha Internacional

O Movimento Internacional de Juventudes (MOV), através de seu programa MEDUSA (Ciências Cidadãs e Astronomia)

04/08/2024 às 00h00 Atualizada em 20/09/2024 às 16h47
Por: Movimento Internacional de Juventudes
Compartilhe:
Descobertas Espaciais: Jovens Brasileiros Identificam Asteroides em Campanha Internacional

O Movimento Internacional de Juventudes (MOV), através de seu programa MEDUSA (Ciências Cidadãs e Astronomia), celebrou recentemente a identificação de dois asteroides preliminares por suas equipes de Caça-Asteroides. As descobertas foram feitas por Ana Luiza, de Minas Gerais, e Jecinalva Reis, do Maranhão, durante a XXII e XXIV Campanhas do Caça-Asteroides, realizadas em maio e julho de 2024, respectivamente.

Ana Luiza, uma jovem cientista cidadã do MCTI, identificou o primeiro asteroide preliminar na XXII Campanha do Caça-Asteroides. Poucos meses depois, Jecinalva Reis também fez uma descoberta semelhante na XXIV Campanha, destacando a importância do programa MEDUSA na promoção da ciência cidadã entre jovens brasileiros.

Dandara Medeiros, Coordenadora Geral do MEDUSA, destacou a importância dessas descobertas: "O Instituto MEDUSA é de grande importância para que crianças, adolescentes e jovens de todo o país, que são apaixonados por ciência e astronomia, possam se envolver em programas como o Caça-Asteroides, tornando-se assim cientistas cidadãos. Através desse programa, diversos asteroides preliminares podem ser detectados, servindo como base para pesquisas futuras e ampliando nosso conhecimento sobre a composição, trajetória e características desses corpos celestes. Essas descobertas são cruciais para a criação de novas tecnologias e para entendermos melhor nosso universo."

Maria Francisca, Subcoordenadora Geral do MEDUSA, também expressou sua satisfação com as conquistas dos jovens cientistas: "Ficamos muito felizes em saber que o MEDUSA está cumprindo seu objetivo de democratizar a ciência cidadã e fazer com que mais pessoas se encantem pelo céu. A descoberta de asteroides preliminares pelos nossos participantes não é apenas uma conquista pessoal deles, mas também uma contribuição significativa para a pesquisa a nível internacional."

Pedro Oliveira, Presidente Geral do MOV, enfatizou o impacto dessas descobertas no movimento juvenil: "A descoberta de asteroides preliminares por Ana Luiza e Jecinalva Reis é um testemunho do potencial extraordinário dos jovens brasileiros quando lhes são dadas as oportunidades e recursos adequados. Através do programa MEDUSA, não apenas democratizamos o acesso à ciência e astronomia, mas também capacitamos nossos jovens a contribuir de forma significativa para o conhecimento global. Este é um marco não só para o MOV, mas para todos os jovens cientistas que buscam entender e explorar o universo. Estamos incrivelmente orgulhosos e ansiosos para ver as futuras descobertas que virão de nossos talentosos cientistas cidadãos."

As descobertas de Ana Luiza e Jecinalva Reis são um testemunho da eficácia do programa MEDUSA em engajar jovens em atividades científicas de alto impacto e abrir caminhos para futuros avanços na ciência e tecnologia. Com essas iniciativas, o MOV continua a empoderar a juventude e a promover a ciência cidadã em todo o Brasil e além.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.