Segunda, 09 de Dezembro de 2024
20°C 34°C
Arapiraca, AL
Publicidade

Prefeitura de Maceió decreta situação de emergência em atenção aos danos causados pelas chuvas

Com o decreto, o Município facilita a contratação de serviços emergenciais, consegue a liberação de recursos e ajuda humanitária, além de reconstruir áreas atingidas

28/05/2022 às 12h36
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Maceió
Compartilhe:
Prefeitura de Maceió
Prefeitura de Maceió

A Prefeitura de Maceió decretou, nesta quinta-feira (26), Situação Emergência devido às fortes chuvas que atingem a capital alagoana e vem causando inúmeros prejuízos à infraestrutura da cidade, deslizamentos, desalojamento de famílias e danos estruturais a bens públicos e privados. O decreto nº 9.213 está publicado em edição extraordinária do Diário Oficial do Município (DOM).

Assinada pelo prefeito JHC, a medida toma como base os alertas da Defesa Civil de Maceió e tem validade por 180 dias. A partir da data de publicação está devidamente autorizada a mobilização de todos os órgãos que integram a Administração Pública direta e indireta municipal para atuarem, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Governo, nas ações de resposta ao desastre, atendimento à população atingida, reabilitação das áreas atingidas e reconstrução do cenário.

Com o decreto em vigência, a Prefeitura de Maceió facilita a contratação de serviços emergenciais para atendimento à população atingida e consegue obter sem burocracias os recursos federais para o devido enfrentamento aos danos ocasionados pelas chuvas.

A partir da situação emergencial, o Município também executa imediatamente o plano de contingência para viabilizar obras, distribuição de cestas básicas, além de poder liberar ajuda em recursos para a população atingida. Toda esta prestação de serviço e auxílio, conforme o decreto, não causa prejuízos às restrições da Lei de Responsabilidade Fiscal, que baliza no país o controle de gastos pela União, estados, Distrito Federal e municípios.

Monitoramento - A Defesa Civil de Maceió mantém os trabalhos de monitoramento e até a madrugada desta quinta-feira foram registradas 28 ocorrências, sendo a maioria de deslizamento de terras e sem vítimas.

Em 72h, já são 168 ocorrências atendidas; 75 famílias desalojados, das quais, cinco estão em abrigo municipal. Neste período, os pluviômetros registraram 289 mm de chuvas na capital alagoana. Em caso de necessidade, a população pode acionar a Defesa Civil pelos números 199 e 156.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Maceió - AL
Sobre o município
Maceió, é a capital do estado de Alagoas, na costa leste do Brasil. O seu centro histórico alberga casas coloniais cor de pastel, uma catedral do século XIX e o Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore, localizado numa mansão renovada à beira-mar. Protegida por um recife, a costa tem inúmeras praias de areia branca. A Praia de Ponta Verde oferece um passeio repleto de palmeiras, quiosques na praia e desportos aquáticos.
Ver notícias
Publicidade