De acordo com o vereador, a indicação se dá pela necessidade de construção de uma UPA para ampliar a rede municipal de saúde em razão do aumento do número de moradores das comunidades circunvizinhas. A proposta visa à implantação de uma unidade de sáude avançada mais próximo das residências para prestar de maneira eficaz atendimentos básicos àquela comunidade carente, beneficiando e dando uma resposta positiva aos anseios daquela comunidade a fim de proporcionar mais saúde e qualidade de vida às famílias.
O vereador defendeu durante o expediente, a construção da unidade onde possa atender a população residente na localidade, sem forçar o deslocamento para outras localidades, o que ainda é dificultado pela escassez de transporte.
”Sabemos que a saúde é responsabilidade do poder público. O atendimento médico de qualidade é fundamental para a população. Hoje, temos um rápido crescimento da população e, às vezes, fica distante para essas pessoas se deslocarem até o Centro da cidade para se consultar. Com uma Unidade de Ponto Atendimento naquele bairro, essas pessoas vão ter mais qualidade de vida. Sendo a saúde um bem essencial na vida do ser humano e sabendo que a comunidade mencionada dispõe de um grande número de moradores que precisam se deslocar para receberem atendimento médico, peço que seja construído uma UPA naquela região com todos os equipamentos que atenda as necessidades daquela comunidade. Uma UPA naquela localidade é de grande importância para o povo que ali mora e também da região que não precisariam se deslocar para outros locais em busca de atendimento médico”, solicitou o vereador.
Aprovada por unanimidade na 2ª Sessão Ordinária da ultima terça-feira (11), a indicação nº 01/2025, de autoria do vereador Edvanio do Cangandu (Progressistas), solicita ao Executivo a construção para o funcionamento de uma Unidade de Pronto Atendimento na comunidade do Cangandu, zona rural de Arapiraca. A indicação do vereador foi aprovada de forma unânime pelos parlamentares. A solicitação deve ser encaminhada para o Executivo e direcionada para a Secretaria Municipal de Saúde e de infraestrutura a fim de atender aquela comunidade.